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Manutenção de Balsas/Jangadas Salva-Vidas
Procedimentos de manutenção conforme a norma internacional ISO 18079-1:2018
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Procedimentos de manutenção conforme a norma internacional ISO 18079-1:2018
Inspeção Preliminar
:
Confirmar o número de série e as especificações da Jangada salva-vidas com os registos do fabricante.
Inspecionar o contentor ou saco para detetar danos, corrosão ou deformações.
Garantir que os selos estão intactos e invioláveis.
Abertura do Contentor da Jangada Salva-Vidas
:
Abrir o contentor com cuidado para evitar danos aa jangada.
Documentar o estado interior e registar sinais de humidade ou contaminantes.
Inspeção da Jangada Salva-Vidas
:
Verificar as câmaras de flutuação quanto a perfurações, abrasões ou degradação.
Examinar as costuras para detetar descolamentos ou fraca adesão.
Verificar a integridade das válvulas e mangueiras de insuflação.
Inspecionar o cilindro de CO₂ quanto a peso correto, pressão e condição geral.
Realizar um teste de retenção de pressão prolongado (mínimo 1 hora) em todas as câmaras de flutuação independentes da jangada para detetar fugas.
Se a jangada estiver equipada com um piso insuflável, este é igualmente submetido a um teste de pressão durante 60 minutos.
A jangada salva-vidas é submetida a testes específicos a vários intervalos, de acordo com os regulamentos internacionais da IMO.
O teste de stress de insuflação a gás (GI) é efectuado de 5 em 5 anos, utilizando o próprio cilindro de CO2/N2 da jangada para a insuflar.
Um ensaio de “pressão adicional necessária” (NAP) ao dobro da pressão de serviço é efectuado aos 10 anos e, em seguida, anualmente.
É efectuado um teste das costuras do piso (FS) para verificar as costuras do piso interior, aos 10 anos e depois anualmente.
Verificações Funcionais
:
Testar a capacidade de autoendireitamento (se aplicável).
Inspecionar e testar os sacos de lastro e bolsas de água para garantir funcionamento adequado.
Testar as luzes interiores e exteriores
Verificar a condição e o posicionamento das fitas retro-refletoras.
Inspeção do Equipamento
:
Verificar dispositivos de sinalização (e.g., sinais de socorro, apitos, espelhos, equipamentos eletrónicos).
Inspecionar os suprimentos médicos e substituir itens expirados.
Substituir rações e água expiradas por alternativas certificadas.
Verificar a condição de outros itens de sobrevivência, como facas, remos e kits de pesca.
Recondicionamento
:
Recondicionar a jangada conforme as instruções de dobragem do fabricante.
Substituir a unidade de libertação hidrostática (HRU) se estiver expirada ou danificada.
Substituir peças desgastadas ou defeituosas conforme necessário.
Aplicar lubrificantes aprovados nas válvulas, fechos e peças móveis.
Teste da Unidade de Libertação Hidrostática (HRU)
:
Inspecionar a HRU quanto a danos ou expiração.
Realizar testes operacionais, se exigido pelo fabricante.
Testes e Certificação
:
Realizar todos os testes funcionais para confirmar a operacionalidade da Jangada.
Registar os resultados das inspeções, substituições e testes.
Emissão de um certificado de serviço confirmando conformidade com a norma ISO 18079-1:2018.
Selagem e Marcação do Contentor
:
Selar novamente o contentor com selos invioláveis.
Atualizar as etiquetas de inspeção com a data da manutenção e próxima data prevista.
Inspeção Final
:
Realizar uma inspeção visual e funcional do contentor selado.
Periodicidade da Manutenção
:
Realizar manutenção anual ou conforme as diretrizes do fabricante.
Realizar inspeções adicionais após períodos prolongados de armazenamento ou exposição a condições extremas.